
SOBRE
Ciro Junio Pereira, conhecido como Mestre Touro, nasceu em Belo Horizonte/MG, e possui uma trajetória de 38 anos dedicados à capoeira. Criado no Quilombo dos Luízes, iniciou a prática da capoeira aos 12 anos, no Morro das Pedras - Belo Horizonte. Em 1990, ingressou no Grupo de Capoeira Cais da Bahia, e, ao longo dos anos, conquistou diversas graduações, tornando-se professor aos 17 anos e Mestre em 2008, aos 34 anos.
Em 2012, através do sonho e dedicação e com ajuda de seus alunos mais próximos, criou o Grupo Ojuran Capoeira, buscando integrar tradição e inovação. A palavra "Ojuran", de origem Yorubá, significa sonho e visão, refletindo a essência do grupo, que se apresenta como uma verdadeira família. Acreditando na capoeira como um estilo de vida, o grupo valoriza a importância de cada integrante, promovendo a união, o aprendizado e a preservação cultural.com o objetivo de promover a arte de forma estruturada.
Mestre Touro possui vasta experiência de ensino, tendo ministrado aulas em diversas escolas, igrejas e comunidades de Belo Horizonte, além de cidades como Pedro Leopoldo, Vespasiano, Confins e atualmente Lagoa Santa/MG. O grupo realiza eventos anuais de batizado e troca de cordas que atraem grande público. Sua atuação inclui a organização de cursos, oficinas e rodas de capoeira em espaços públicos, contribuindo para o fortalecimento da cultura afro-brasileira.
Acreditando na capoeira como um estilo de vida, a comunidade é valorizada. Cada integrante é importante, pois acreditamos que a capoeira reflete quem somos e como nos sentimos. Estamos todos conectados por essa arte e seguimos juntos, movidos pela escolha e pela paixão.
Somos a Família Ojuran Capoeira!

AGRADECIMENTO
Este espaço é dedicado a todos os alunos que, de alguma forma, contribuíram para fortalecer o nosso grupo ao longo desta jornada. Cada um de vocês desempenhou um papel fundamental na história do Ojuran Capoeira. Alguns estiveram conosco desde o início, dedicando-se intensamente para que o grupo pudesse nascer e crescer; outros, mesmo seguindo novos caminhos ou não treinando atualmente, continuam sempre prontos a ajudar quando necessário.
Agradecemos de coração a todos – sejam membros ativos ou não – por cada esforço e cada gesto de apoio. Sem vocês, o Ojuran Capoeira não seria a família unida que é hoje.
Obrigado por fazerem parte desta história!